Cada alimento um procedimento para congelar!


Frutas e Vegetais


Congelar frutas e vegetais não é tão econômico quanto fazer esses alimentos em conserva, mas retém mais nutrientes.
A água presente em frutas e vegetais se expande durante o congelamento e quebra as paredes das células dos alimentos. Essa é a razão de algumas comidas congeladas ficarem com textura mole e encharcada.
Para manter vegetais e frutas crocantes, eles devem ser congelados na parte inferior do freezer, sempre em quantidades pequenas. Outra recomendação para deixar as alterações sensoriais menos perceptíveis é usar essas frutas para preparar sucos e sobremesas e os vegetais em pratos cozidos, como recheios e jardineiras (salada de legumes bem picados).
Dica 1: para congelar frutas pequenas inteiras, como morangos, coloque-as lado a lado em uma travessa, limpas e secas. Depois de congeladas, passe-as para sacos plásticos, bem fechados. A técnica se chama congelamento em aberto e pode ser utilizada também para salsinha e cebolinha picadas.
Dica 2: vegetais precisam de um choque térmico antes de serem congelados, para prevenir a deterioração, preservar cor, sabor e textura. Os vegetais limpos devem ser submergidos em água fervente ou expostos ao vapor e em seguida mergulhados em água bem fria. Esse processo é conhecido pelo nome de branqueamento.
Dica 3: você evita o escurecimento de frutas e vegetais simplesmente pingando suco de limão nesses alimentos.


Hamburgueres, Bifes, Filés de peixe e pescados 

Estes alimentos congelados grudam uns nos outros. Para evitar que isso aconteça, separe-os com papel-manteiga ou filme plástico. Assim, você poderá descongelar apenas o que for usar.

Sopas e Sucos
A regra de tirar todo o ar da embalagem não vale quando você congela líquidos. Eles se expandem no freezer e por isso é preciso deixar sempre cerca de 2 cm de espaço no saco plástico ou no pote.
“Os alimentos que mais sofrem com o congelamento são aqueles que têm algum teor de água, pois ela forma cristais, que modificam a textura do alimento”, ensina a nutricionista Denise Schirch. Por isso, frutas e vegetais não ficarão iguais aos frescos quando descongelados. Nas carnes e aves também há uma pequena alteração no valor nutrici o nal.
Em geral, é possível congelar quase todos os alimentos. Agora vamos a um ponto crucial: poder congelar um alimento é uma coisa; ter prazer com sua qualidade depois de des congelado é bem diferente.
Alguns alimentos não saem inteiros desse processo. Exemplos são maioneses, molhos cremosos e alface. Carnes e aves mantêm suas qualidades por mais tempo quando são congeladas cruas. Isso acontece porque perdem umidade durante o cozimento. Até a clara de ovo congelada separada continua boa para ser usada em preparações assadas, mas não servirá para fazer a ‘clara em neve’.

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *