Saber descongelar é Fundamental


NUNCA DESCONGELE ALIMENTOS EM OUTRO LOCAL QUE NÃO SEJA SUA COZINHA: Pode parecer estranho, mas há quem faça isso na garagem de casa, na lavanderia, na lava-louças ou em sacos plásticos para lixo. Esses métodos podem deixar a comida inadequada para consumo. Em viagens de carro, leve os alimentos dentro de uma bolsa térmica ou de uma geladeira de isopor.
HÁ TRÊS FORMAS PARA DESCONGELAR: no refrigerador (o mais indicado), na água fria (o menos indicado) e no microondas. O melhor é planejar antes e deixar o alimento no refrigerador de um dia para outro, ou até por dois dias ou mais, conforme o tamanho. Um peru, por exemplo, descongela cerca de 2,2 kg por dia, no refrigerador.
A CARNE PODE SER DESCONGELADA À TEMPERATURA AMBIENTE, DENTRO DA PRÓPRIA EMBALAGEM, OU NA GELADEIRA, DE UM DIA PARA O OUTRO: o tempo de descongelamento, por quilo de carne, é de 10 a 12 horas, na geladeira, e a metade disso fora dela.
MUITO IMPORTANTE: DESCONGELAR NO MICROONDAS É MUITO PRÁTICO, MAS PODE INICIAR O PROCESSO DE COZIMENTO: por isso, nada de esperar: assim que descongelar, prepare o alimento em seguida. Meninas, vou comentar este texto, porque não é todo mundo que sabe!… Descongelar carnes, frangos, peixes no micro não tem problema.. DESDE QUE NÃO COZINHE ok?… sabe quando as vezes… colocamos para descongelar e abrimos a carne parece que está cozida?… então… Não pode!!! Por isso é importante ficar de olho… e a melhor opção… é colocar a de descongelamento no micro ok?
Três dicas Infalíveis para não errar!
1- CONGELE RAPIDAMENTE
Congelar os alimentos tão rápido quanto possível mantém suas qualidades. Também previne a formação daqueles indesejáveis cristais de gelo no produto. É que na hora de descongelar, esses cristais danificam o alimento, que perde seus sucos naturais, no caso da carne, ou deixam molhos com aparência talhada. O ideal é que um alimento de 5 cm de altura, por exemplo, congele completamente em cerca de duas horas.
2- DE OLHO NO TERMÔMETRO
Se o compartimento de freezer do seu refrigerador não consegue manter -17,8º C constantes (temperatura ideal para preservar os nutrientes), ou se a porta é aberta a toda hora, use-o apenas para estocar alimentos por curtos períodos de tempo. Especialistas aconselham a manter um termômetro dentro do freezer. Isso é importante, especialmente se no local onde você mora há cortes de energia ou se houver algum problema com o equipamento. Atenção: quando a temperatura oscila, a textura e a qualidade dos alimentos é prejudicada. Isso é muito comum em supermercados. Pegue a embalagem e apalpe: se o alimento estiver empedrado é porque foi descongelado e voltou a congelar.
3- EMBALAGEM É TUDO
Embalar corretamente o alimento ajuda a manter sua qualidade e evita que ele ‘queime’ no freezer.
Quando isso acontece, o alimento não estraga, mas fica com manchas escuras, causadas pelo contato com o ar e pode perder sabor e aroma.
Veja se não existem furos nas bandejas ou embalagens plásticas de alimentos congelados comprados no supermercado. Se não houver, pode manter o produto no freezer por duas semanas.
Para períodos maiores, embale o produto novamente ou embrulhe em filme plástico. Certifique-se de usar fita selante (adesiva) própria para freezer — as outras não grudam quando congelam.
Nunca, mas nunca mesmo, use sacolas plásticas de supermercado para congelar comida. Elas não são impermeáveis nem resistentes o suficiente para impedir que o alimento estrague. O mesmo vale para saquinhos plásticos usados para sanduíches, para o lixinho da pia ou sacos de lixo.

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *